Senai: Exemplo Nacional

Recebi esta semana a notícia abaixo. Um artigo publicado na Folha de São Paulo por nada mais, nada menos que Antônio Ermírio de Moraes. Registro-o abaixo pois, como aluno do Senai, me sinto na obrigação de fazê-lo, mostrando como o Senai é altamente capacitado em todo o país na formação profissional de quem os procura.

Posso dizer, a estrutura onde estudo é realmente muito boa. Equipamentos sempre atuais e bem conservados, excelentes professores, visão forte para o mercado de trabalho sem esquecer o lado técnico muito bem reforçado.

Me formo no ano que vem como Tecnólogo em Redes de Computadores e já penso na minha pós-graduação em Segurança da Informação. O Senai realmente vale a pena! Já formou até gente pra Presidência da República 🙂

Ok, chega de “bla bla bla”. Tá aí o artigo.

Senai: um bom exemplo!

O BRASIL está em festa. Numa época em que escasseiam os profissionais qualificados, 24 alunos do Senai -Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- foram ao Japão para concorrer com 48 países na 39ª Competição Mundial de Educação Profissional, que é realizada a cada dois anos.

 

Cerca de 800 jovens foram testados com o máximo rigor em soldagem, mecânica, eletricidade, construção civil, refrigeração, desenho técnico, informática e em outras profissões.

 

Em competições anteriores, o Senai já havia mostrado que sabe ensinar e que seus alunos sabem aprender. Mas, desta vez, os brasileiros se superaram e encantaram os milhões de pessoas que assistiram às provas e acompanharam-na pela internet em todo o mundo.

 

A conquista foi extraordinária. O Brasil (com 519,60 pontos) se classificou em segundo lugar, abaixo da Coréia (527,38) e acima da Suíça (518,71), de Cingapura (518,58), da Austrália (518,04) e do Japão (515,59). Veja pela pontuação como a competição foi acirrada.

 

Às 11 horas da quarta-feira passada, os brasileiros começaram a receber mensagens animadoras. Mas foi só à tarde que viram a bandeira do Brasil tremular no pódio como a segunda melhor nação do mundo!

 

Além da alta marca alcançada na pontuação geral, os brasileiros trouxeram no seu peito duas medalhas de ouro -Lucas Gonçalves (em refrigeração) e Anderson Carlos Moreira Tavares (em informática)- e três medalhas de prata -Rafael Sansão (em fresa), Carla Marangoni (em design) e a dupla Everton Toigo e Felipe Mendonça Trindade (em mecatrônica). Vários outros alunos conquistaram medalhas de bronze e certificados de excelência que reconhecem a sua alta capacitação profissional.

 

Foi uma grande conquista. Num país que ainda se perde nas tarefas de alfabetizar as crianças, de preparar os adolescentes para o trabalho e de formar os jovens para a cidadania, é emocionante registrar o grande brilho dos brasileiros.

 

O leitor já avaliou o que é o Brasil estar à frente da Suíça, da Suécia, da Dinamarca, da Finlândia, da França, de Cingapura, da Austrália, do Japão, dos Estados Unidos, do Canadá, da Alemanha, da Inglaterra e de tantas outras nações do Primeiro Mundo?

 

Os vencedores estão de parabéns, merecidos. Seus pais estão orgulhosos, com razão. A gente do Senai merece um abraço patriótico por ter provado que o trabalho bem-feito nos leva à gloria. A boa educação colocará o Brasil entre os melhores países do mundo.

antonio.ermirio@antonioermirio.com.br

Antônio Ermírio de Moraes, é empresário; escreve aos domingos nesta coluna.

Site oficial do World Skills: http://www.worldskills.org/site/public/index.php 

Imaginem se a educação de base do país fosse melhor … até onde iríamos?

E você aí, já tá na hora de parar com essa coisa de que “todo brasileiro é malandro” ou que “os caras bons estão lá fora”.

Um abraço e até mais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: